Blog da MultiGlia

Episódio 1 – Snoezelen, uma ideia de pessoas iluminadas

Você conhece o Snoezelen, um “mundo” de estimulação multissensorial criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Neste episódio você vai acompanhar a história do Snoezelen, sua etimologia e seu conceito por meio de uma leitura rápida, fácil e atraente.

Snoezelen ou Estimulação Multissensorial, como é chamado na Europa, teve o seu início na Holanda embora o uso de ambientes multissensoriais, que são salas ricas e maravilhosamente cheias de detalhes, luzes, cores, cheiros e texturas, tenha começado nos Estados unidos e Canadá em crianças com deficiências de nível até severo, que passaram a ser beneficiadas terapêutica, social e educacionalmente.

Foi trazido para o Brasil em 2006 pela AMCIP – Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção, que é uma organização voltada à prevenção de deficiências com sede em Curitiba – PR, que teve o seu primeiro contato com uma Sala Snoezelen em 2003 em Orlando/Flórida, nos Estados Unidos.

Mas, como e quando surgiu essa ideia de criar um “mundo” sensorial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, chamada Snoezelen?

Certamente podemos responder que surgiu de pessoas iluminadas, sensíveis e com grande amor ao próximo. A palavra Snoezelen é derivada a partir das palavras holandesas “snuffelen” (cheirar) e “doezelen” (relaxar), e o conceito foi desenvolvido na década de 60, em Hartenberg, na Holanda, para atender pessoas com graves deficiências e pacientes psiquiátricos que viviam isolados. Portanto, possui mais de 50 anos.

Snoezelen tem um conceito multifuncional e é composto por salas com luzes, sons, elementos de músicas, aromas e fundamentais equipamentos sensoriais. Esses ambientes são relaxantes, produzem efeitos sobre as diferentes áreas de percepção e ativação do cérebro, e, portanto, induzem ao bem estar, em uma atmosfera calma, sem medo, onde as pessoas se sentem seguras e isso potencializa seu aprendizado.

Snoezelen bolhas - MutiGlia

O ambiente Snoezelen é terapêutico e de promoção psicossocial, e é usada para todas as fases do desenvolvimento, desde bebês a idosos,  e por grupos específicos como escolas, hospitais e clínicas, guiada por princípios éticos de enriquecer a qualidade de vida.

No Episódio seguinte vamos falar porque e como o estresse pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Não perca e até lá.

Por Regivan Silva                                                                                                                                                            Baseado no livro –  Snoezelen /MSE, Em busca da Essência da Vida                                                                    Organizadora – Marisa Amada Pires Sella

Entre com contato e saiba mais https://beacons.ai/multiglia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest