Blog da MultiGlia

Episódio 8 – Tipos de Ambientes Multissensoriais

Você conhece o Snoezelen, um “mundo” de estimulação multissensorial criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Neste episódio você vai acompanhar quais são os ambientes multissensoriais da MultiGlia e quais são os benefícios de cada, por meio de uma leitura rápida, fácil e atraente.

As salas, ou Ambientes Multi Sensoriais, são planejadas com os objetivos de promover a atividade intelectual e incentivar o relaxamento.

Na sala branca, ao se projetar luzes e som no assoalho, teto, paredes e mobiliário branco, dá forma como se fosse uma tela gigante em terceira dimensão. Os efeitos visuais podem ser produzidos por projetores, cujos efeitos de uma bola de espelho, criam um ambiente que ajuda a acalmar e estimular indivíduos. A terapia desse ambiente tem registro provado com pessoas com várias dificuldades: dos moderados ao profundo e múltiplo deficiente.

Sala Branca MultiGlia 5.0

 

 

 

 

 

 

 

 

A sala negra também usa luz e som. A diferença é que mobiliário, o teto, o assoalho e as paredes são pintadas na cor preta, onde a imagem pode ser apresentada com definição máxima e distração visual mínima. Essa sala ajuda também as pessoas com problemas visuais, pois os artigos brilhantes e coloridos em contraste com superfície negra são mais fáceis de serem identificadas.

A luz ultravioleta é usada extensivamente dentro da sala negra para ressaltar objetos ou roupas que refletem luz fluorescente, além de agregar valor terapêutico causando serenidade e equilíbrio. Pode-se enriquecer a sala negra com o infinito espelho (ou illusion mirror em inglês), para dar efeito de um túnel infinito de luz, cujo objetivo é alívio psicoemocional, afastando possíveis problemas de agressividade e depressão.

 

 

 

 

 

 

 

 

O jardim sensorial é um lugar ideal para se experimentar as maravilhas das cores, aromas e sons, junto com experiências táteis, que ajudam a desenvolver habilidades motoras.

 

 

 

 

 

 

 

Tubo de bolhas é um tubo de cerca de 2m, feito de acrílico, que faz levantar bolhas de ar com vibrações e cores, cuja função é incentivar o contato visual, produzir estimulação vestibular e ajudar a prolongar o nível de concentração visual do usuário.

Tubo de Bolhas MultiGlia

 

 

 

 

 

 

 

 

O piso interativo traz resultados espetaculares em todas as áreas de reabilitação, levando o paciente a atingir objetivos através da “ação e reação”, onde a pessoal é agente de sua ação e sente o prazer da realização pelos impactos que as imagens exercem sobre ela. O piso, altamente tecnológico, interage ativamente com os pacientes através de efeitos audiovisuais que atraem sua atenção. As imagens são projetadas no chão ou na parede, e ao serem “tocadas” pelo movimento do usuário, produzem efeitos que têm como principal objetivo a comunicação eficaz de conteúdos relacionados com o tema selecionado. Por exemplo, se o tema é futebol é possível fazer um campo com bola que pode ser chutada pelo usuário.

 

 

 

 

 

 

 

Há diversos outros equipamentos que podem enriquecer esses ambientes, tais como piscina de bolinhas, fibra óptica, mangueiras fluorescentes, máquina de bolhas de sabão, entre outros, que podem ser adquiridas gradativamente, a depender do público e do investimento da Clínica.

Agora que sabemos o que são Ambientes Multissensoriais, vamos entender como profissionais de diferentes áreas atuam com a abordagem Snoezelen nesses ambientes.

Não perca e até lá.

Por Regivan Silva                                                                                                                                                             Baseado no livro –  Snoezelen /MSE, Em busca da Essência da Vida                                                                     Organizadora – Marisa Amada Pires Sella

Entre com contato e saiba mais https://beacons.ai/multiglia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest