Você conhece o Snoezelen, um “mundo” de estimulação multissensorial criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Neste episódio você vai acompanhar como a psicopedagogia pode ser trabalhada nos ambientes multissensoriais da MultiGlia, por meio de uma leitura rápida, fácil e atraente.
A abordagem Snoezelen traz uma nova visão também para a psicopedagogia, através de uma competência emocional. A preocupação não é nutrir apenas o intelecto, ou seja, a mente e o emocional devem receber atenção.
E de que forma essa nova pedagogia poderá atuar sobre as pessoas?
Partindo do pressuposto de que toda aprendizagem se dá quando a pessoa possui alguns requisitos básicos da vida, isto é, boa atenção, percepção, conceitos, discriminação, associações, etc, em um ambiente estimulador multissensorial esses conceitos são potencializados de forma prazerosa. Um mediador passa a ser um elemento facilitador e motivador para o paciente.
O trabalho pedagógico junto com a abordagem Snoezelen pode iniciar com a interação paciente e mediador e com atividades relaxantes, oportunizando o encontro da pessoa com ela mesma e dela com o ambiente, propondo em seguida ações que levem em conta a necessidade de:
- Um foco de cada vez, seja de material ou de propósito específico;
- Potencializarão do ambiente no que se refere à higiene, luzes, aroma e música, por exemplo, evitando excessos;
- Relaxamento, através de exercícios de concentração, atenção e projeção;
- Atenção e concentração permanentes, levando o indivíduo à uma maior absorção.
Essas situações permitem ao paciente:
- Sair da tensão provocada pela pressão do meio e das pessoas;
- Ficar calma e relaxada;
- Se interessar pelas imagens e ações;
- Desenvolver as relações cognitivas e afetivas
A estimulação deve durar o tempo necessário para que a pessoa “veja o que está olhando”, dando a ela a oportunidade para penetrar o objeto. Aprender a ver é o primeiro passo da descoberta. A paciência e a serenidade do terapeuta influenciarão no desenvolvimento da capacidade de observar e na concentração de atenção. O adulto, quando interage, pode despertar no outro a atenção e a compreensão daquilo que pretende que seja absorvido.
As pessoas sempre necessitam de alguém que as motive a falar, pensar e inventar.
É importante o terapeuta fazer um estudo aprofundado sobre o período da vida do paciente (período de sua fase de criança de 2 a 7 anos) em seus estágios pré-operacionais (por ser período de desenvolvimento e do planejamento mental) e pré-conceitual (período em que não existem conceitos verdadeiros e as percepções têm seus significados baseados em suas experiências pessoais). Por meio desses conhecimentos, ele poderá situar onde seu paciente se encontra, a fim de propor um plano de trabalho específico para o paciente.
Deverá também ter conhecimentos dos principais impedimentos em que as pessoas são afetadas, para propor medidas intervencionais adequadas.
Deve-se valorizar o trabalho pedagógico ao longo da vida, pois pedagogia é a ciência do ensinar e do aprender, e para que isso ocorrer ela se vale de técnicas e métodos eficazes, próprios para cada idade, e consequentemente, “dá a cada caso o que lhe é necessário”.
A seguir, veremos também as vantagens da abordagem Snoezelen e Salas Multissensoriais juntamente com a Fonoaudiologia. Não perca e até lá.
Não perca e até lá.
Por Regivan Silva Baseado no livro – Snoezelen /MSE, Em busca da Essência da Vida Organizadora – Marisa Amada Pires Sella