Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/multig79/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Pré-requisitos de fala | MultiGlia - Clínica Multidisciplinar

Blog da MultiGlia

Pré-requisitos de fala

Vocês sabiam que antes de falar a criança precisa adquirir algumas habilidades?

Habilidades estas que são pré-requisitos de fala, ou seja, elas antecedem o ato de falar, vamos conhecer quais são?

 

  • Contato visual

Olho no olho, é uma forma de se comunicar, quando queremos algo só de olhar para o outro já trocamos informações, antes mesmo do seu primeiro aninho o bebe já faz essa troca comunicativa, que favorece a imitação e o desenvolvimento de fala através dos movimentos articulatórios da boca.

O contato visual é determinante para a fala.

 

  • Imitação

 

Ao ser capaz de imitar a criança aprende coisas novas que podem ser repetidas em outros contextos, pois para nos imitar é preciso que a criança preste atenção a nós e repita, imitações de comportamentos, gestos, sons e vocalizações, uma criança que não faz imitação motora, muito provavelmente terá dificuldade para fazer imitações verbais.

 

 

  • Atenção compartilhada

É a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros comunicativos sociais em relação a um terceiro referencial externo, como um objeto, atividade (tomasello, 2003), engajando assim, em uma mesma atividade com o outro, possibilitando o compartilhamento de experiências.

Aos 9 meses o bebe já começa a fazer A.C e por volta dos 14 meses, 100% dos bebês devem fazer atenção compartilhada.

 

  • Intenção comunicativa

A intenção de se comunicar de uma criança é quando ela usa gestos ou sons que indique aquilo que ela deseja, vai muito além da fala, ela precisa ter vontade de se fazer entendida, de expressar o que quer, seja através de gestos ou sons, e essa fala precisa ser funcional, precisa conter intenção comunicativa.

Por volta dos 11 meses o bebe já é capaz de apontar para o que quer.

 

 

  • Compreensão auditiva

 

Para obedecer e ou executar o que lhe falamos, a criança precisa entender o que ouve, pois aprendemos a falar observando e imitando, mas antes precisamos discriminar e entender o que ouvimos.

E o seu filho, entende o que você fala?  Para tirar a dúvida, dê comandos simples como: senta, levanta, bate palmas, coloca a mão no nariz.

.

A ausência ou prejuízo nessas habilidades é um sinal de alerta para alguns distúrbios de comunicação e/ou do neurodesenvolvimento.

 

Fique atento!

 

Por Francis Mary Miranda – Equipe Multiglia

Graduada em Fonoaudiologia (UVV 2008), Pós-graduada em educação especial (Faculdade Mario Schenberg, 2013) e Capacitação em ABA (Núcleo Direcional – Intervenção e Formação Comportamental, 2019). Formação complementar em comunicação aumentativa e alternativa no método PECs (2020) e Terapeuta Plushand (2018).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest