Vocês sabiam que antes de falar a criança precisa adquirir algumas habilidades?
Habilidades estas que são pré-requisitos de fala, ou seja, elas antecedem o ato de falar, vamos conhecer quais são?
- Contato visual
Olho no olho, é uma forma de se comunicar, quando queremos algo só de olhar para o outro já trocamos informações, antes mesmo do seu primeiro aninho o bebe já faz essa troca comunicativa, que favorece a imitação e o desenvolvimento de fala através dos movimentos articulatórios da boca.
O contato visual é determinante para a fala.
- Imitação
Ao ser capaz de imitar a criança aprende coisas novas que podem ser repetidas em outros contextos, pois para nos imitar é preciso que a criança preste atenção a nós e repita, imitações de comportamentos, gestos, sons e vocalizações, uma criança que não faz imitação motora, muito provavelmente terá dificuldade para fazer imitações verbais.
- Atenção compartilhada
É a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros comunicativos sociais em relação a um terceiro referencial externo, como um objeto, atividade (tomasello, 2003), engajando assim, em uma mesma atividade com o outro, possibilitando o compartilhamento de experiências.
Aos 9 meses o bebe já começa a fazer A.C e por volta dos 14 meses, 100% dos bebês devem fazer atenção compartilhada.
- Intenção comunicativa
A intenção de se comunicar de uma criança é quando ela usa gestos ou sons que indique aquilo que ela deseja, vai muito além da fala, ela precisa ter vontade de se fazer entendida, de expressar o que quer, seja através de gestos ou sons, e essa fala precisa ser funcional, precisa conter intenção comunicativa.
Por volta dos 11 meses o bebe já é capaz de apontar para o que quer.
- Compreensão auditiva
Para obedecer e ou executar o que lhe falamos, a criança precisa entender o que ouve, pois aprendemos a falar observando e imitando, mas antes precisamos discriminar e entender o que ouvimos.
E o seu filho, entende o que você fala? Para tirar a dúvida, dê comandos simples como: senta, levanta, bate palmas, coloca a mão no nariz.
.
A ausência ou prejuízo nessas habilidades é um sinal de alerta para alguns distúrbios de comunicação e/ou do neurodesenvolvimento.
Fique atento!
Por Francis Mary Miranda – Equipe Multiglia
Graduada em Fonoaudiologia (UVV 2008), Pós-graduada em educação especial (Faculdade Mario Schenberg, 2013) e Capacitação em ABA (Núcleo Direcional – Intervenção e Formação Comportamental, 2019). Formação complementar em comunicação aumentativa e alternativa no método PECs (2020) e Terapeuta Plushand (2018).