Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/multig79/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A importância do treino de contato visual para pessoas com TEA | MultiGlia - Clínica Multidisciplinar

Blog da MultiGlia

A importância do treino de contato visual para pessoas com TEA

O contato visual, por mais simples que pareça ser, é uma habilidade muito importante tanto para a interação social quanto para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Entretanto, para muitas pessoas com TEA essa habilidade pode se encontrar comprometida, sendo necessário ensino através de treinos estruturados.

 

O contato visual e a aprendizagem

Quando nos relacionamos socialmente, o contato visual é um indicativo de que estamos atentos e interessados no assunto, o que auxilia a construir e manter relações interpessoais. O contato visual também é pré-requisito para o desenvolvimento da linguagem, visto que é fundamental para o aprendizado de imitação de movimentos da boca, posteriormente sons e a fala propriamente dita.

Ainda podemos destacar seu papel no ensino da habilidade de seguir instruções (importante para o ensino de várias outras habilidades), pois permite que o aprendiz mantenha a atenção no educador e na tarefa, e gradativamente seja condicionado a atender a instrução apresentada.

 

Como funcionam os treinos de contato visual?

Os programas de contato visual são organizados em níveis de dificuldade, começando do mais fácil ao mais difícil. Neles, são treinados e registrados, por exemplo, o desempenho do aprendiz para manter contato visual quando é chamado pelo nome sozinho, envolvido em brincadeiras e até na presença de outras crianças.

Dicas podem ser utilizadas quando a criança não atende ao chamado, como tocá-la para chamar sua atenção, levar as mãos da criança próximo ao rosto do educador ou o item de interesse dela, o que fará com que ela olhe na direção da mão/item mas também para o rosto do educador. Para que o aprendiz adquira independência na atividade, é importante que as dicas sejam gradativamente retiradas.

 

Como funciona o atendimento na MultiGlia.

O primeiro passo para o início do atendimento na MultiGlia é uma consulta de triagem com o paciente e seus responsáveis. “É preciso conhecer as necessidades do paciente e por isso fazemos uma avaliação com uma equipe multidisciplinar e elaboramos um plano de intervenção personalizado para o paciente”, explica a responsável técnica da clínica, Simone Baihense.

 

RESUMO

O contato visual é uma habilidade importante para aquisição de vários repertórios comportamentais, sendo necessário treino quando há déficit.

 

Entre com contato e saiba mais. https://beacons.ai/multiglia

Por Maressa Pessanha Salles (Estagiária de Psicologia).

Referência

Gomes, C. G. S., & Silveira, A. D. (2016). Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Curitiba: Appris.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest