O dia dos avós é celebrado com muita alegria e por isso vamos trazer um pouco da importância dessas pessoas tão queridas para a vida das crianças. Para além de comidas gostosas, muito afeto e permissão para fazer aquela bagunça de criança, que é o que o senso comum diz sobre eles, a ciência também tem feito pesquisas sobre essas relações.
Os avós são parte muito importante da rede de apoio familiar quando nasce um filho.
O papel das relações familiares no desenvolvimento infantil
A família é o ambiente de socialização primário da criança. Nele, a criança aprende sobre regras sociais, além de fornecer os primeiros modelos para que o indivíduo se construa, se desenvolva e se realize como um ser social. É por meio destes relacionamentos que os primeiros vínculos se estabelecem e diferentes papéis são desempenhados.
Assim, uma família envolvida nas necessidades da criança e que fornece afeto, cuidado e disciplina adequados, cria condições favoráveis para um desenvolvimento saudável.
A chegada de um filho e o valor de uma rede de apoio.
Quando um filho nasce, toda dinâmica familiar muda e isso exige um processo de adaptação que pode ser difícil sem uma rede de apoio. É como se fosse um ponto de transição, onde a família precisará adequar-se à uma nova realidade, com responsabilidades que não vivenciava antes. No desenvolvimento atípico, esse processo de adaptação pode ser ainda mais desafiador, pois a família precisará lidar não somente com a rotina de terapias mas também com o ajustamento de suas próprias expectativas em relação ao desenvolvimento do filho.
Em ambos os casos, em maior ou menor nível, essa adaptação pode acabar sobrecarregando os pais. Ter uma rede de apoio sólida é essencial para a saúde física e mental dos pais e consequentemente para o bom desenvolvimento de seus filhos.
O que a ciência diz sobre o papel dos avós?
Pesquisas apontam que a presença e participação dos avós com seus netos se tornam um importante redutor de estresse parental. Isso acontece porque estes contribuem com apoio emocional, com sua preocupação com as necessidades da família, com auxílio financeiro e material e pela contribuição vinda das experiências de vida que tiveram quanto ao enfrentamento e manejo de situações difíceis.
Além disso, a participação dos avós colabora para o enfrentamento de estressores e consequentes impactos na saúde dos indivíduos, funcionando como verdadeiros mecanismos de proteção ao promover a resiliência familiar.
RESUMO
Os avós são peças importantes da rede de apoio familiar e atuam principalmente como redutores do estresse parental.
Entre com contato e saiba mais https://beacons.ai/multiglia
Por Maressa Pessanha Salles (Estagiária de Psicologia).
Referência
Hayashi, M. C. P. I., Hayashi, C. R. M., Rebellato, C., & Martinez, C. M. S. (2021). Solidariedade intergeracional de avós com netos com deficiência: análise bibliométrica e de conteúdo. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 197-214.
Löhr, S. S. (2003). Estilos parentais e desenvolvimento de habilidades sociais. In: M. Z. S. Brandão, F. C. S. Conte, F. S. Brandão, Y. K. Ingberman, C. B. Moura, V. M. Silva & S. M. Oliane (Org.). Sobre comportamento e cognição: A história e os avanços, a seleção por consequência em ação (pp. 476-482). Santo André: ESETec
Yamashiro, J. A. & Matsukura, T. S. (2014). Apoio intergeracional em famílias com crianças com deficiência. Psicologia em Estudo, 19(4), 705-715.