Em algumas sessões de terapia na clínica MultiGlia, além do atendimento individual, isto é, o paciente com o seu terapeuta em um ambiente planejado e controlado, há casos em que é importante o profissional e o seu paciente reunir-se em pares ou até mesmo em trios, cada paciente com o seu respectivo profissional. Esse modo de tratamento tem diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças.
Quando as sessões ocorrem com mais de uma criança, os terapeutas têm a possibilidade de enxergar comportamentos que geralmente não seriam expostos em situações de terapia individual: Como uma criança se comportaria com outro que tenta pegar um brinquedo sem permissão? Como se comporta na presença de uma criança mais nova?
Estas e muitas outras perguntas em potencial, podem ser respondidas durante uma sessão compartilhada, que oferece aos profissionais uma chance única de entender melhor o comportamento de um paciente, e abre oportunidades para intervenções mais assertivas e coerentes com a realidade das crianças.
Experiências grupais podem ser não só produtivas, mas também divertidas e revitalizantes para as crianças.
Além disso, há também a chance de que as crianças, entre si, moldem seus comportamentos sem a intervenção direta do terapeuta, o que abre uma possibilidade da interação de reforçadores diferentes sobre os pacientes.
O condicionamento social é uma forma de controle comportamental mais desafiador para o terapeuta, em sessões individuais, e o atendimento em pequenos grupos, quando possível e com base em estudos e avaliações preliminares da equipe multidisciplinar, se torna uma opção útil e proveitosa. Adicionalmente, os pacientes em conjunto, podem servir de modelo uns para os outros, ensinando comportamentos funcionais, que por sua vez serão reforçados pelos terapeutas, que também atuarão em casos de comportamentos indesejáveis.
RESUMO
Sessão em grupo é uma importante ferramenta no desenvolvimento do tratamento dos pacientes.
A equipe multidisciplinar da MultiGlia é composta de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, psicopedagoga, neuropsicóloga e psicólogo.
Entre com contato e saiba mais clicando em https://beacons.ai/multiglia
Por Vicente Lusardo Sant’ Anna (Estagiário de Psicologia).
REFERÊNCIAS
Feitosa, A. N. de C., Feitosa, J. K. de C., Oliveira, A. M. Psicoterapia Analítico-Comportamental em Grupo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. V.10, N. 31. Supl 2, 2016.