Blog da MultiGlia

A formação do psicólogo

Todo curso de ensino superior no Brasil tem o seu funcionamento regulamentado por órgãos do governo, e o curso de psicologia não é diferente. Desde sua inauguração em 1954, passando por diversos movimentos e modificações de pontos de vista, como as lutas antimanicomiais que ainda acontecem em vários países, a formação em psicologia passou por muitas modificações até se tornar o curso que é atualmente.

O governo do Brasil determina uma série de regulações que indicam o rumo que um curso de psicologia deve tomar: de acordo com a Resolução 597 do Conselho Nacional de Saúde de 13 de setembro de 2018, em recomendação à proposta de Diretrizes  Curriculares Nacionais, determina, entre outras coisas, que a educação do psicólogo deve ter em mente múltiplas abordagens teóricas e preparar o formando para diversos campos de atuação possíveis.

Isso quer dizer que o psicólogo sai da sala de aula teoricamente pronto para lidar com as situações que encontrará na sua vida profissional, mas sua experiência seria incompleta sem a participação no estágio, que além de ser obrigatório, completa o seu treinamento profissional.

Além do estágio e da formação acadêmica, a conclusão do curso de psicologia também requer um número de horas ocupadas por atividades extracurriculares, tais como, cursos, palestras, seminários, entre outros eventos de ensino eletivo.

Em suma, a formação do psicólogo objetiva ser completa e adaptável para que todo formando tenha a possibilidade de direcionar a sua graduação para o que lhe é mais importante e valioso, e aumentar a capacidade de utilizar seu estudo para qualquer propósito que a profissão acolha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
A equipe MultiGlia inclui fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, psicopedagoga, neuropsicóloga e psicólogo.
RESUMO

A formação em psicologia é centenária, bem regulamentada e passa por adaptações frequentes para se manter atualizada e relevante aos desafios modernos.

Entre em contato e saiba mais clicando em https://beacons.ai/multiglia

Por Vicente Lusardo Sant’ Anna (Estagiário de Psicologia).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest