O contato visual, por mais simples que pareça ser, é uma habilidade muito importante tanto para a interação social quanto para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Entretanto, para muitas pessoas com TEA essa habilidade pode se encontrar comprometida, sendo necessário ensino através de treinos estruturados.
O contato visual e a aprendizagem
Quando nos relacionamos socialmente, o contato visual é um indicativo de que estamos atentos e interessados no assunto, o que auxilia a construir e manter relações interpessoais. O contato visual também é pré-requisito para o desenvolvimento da linguagem, visto que é fundamental para o aprendizado de imitação de movimentos da boca, posteriormente sons e a fala propriamente dita.
Ainda podemos destacar seu papel no ensino da habilidade de seguir instruções (importante para o ensino de várias outras habilidades), pois permite que o aprendiz mantenha a atenção no educador e na tarefa, e gradativamente seja condicionado a atender a instrução apresentada.
Como funcionam os treinos de contato visual?
Os programas de contato visual são organizados em níveis de dificuldade, começando do mais fácil ao mais difícil. Neles, são treinados e registrados, por exemplo, o desempenho do aprendiz para manter contato visual quando é chamado pelo nome sozinho, envolvido em brincadeiras e até na presença de outras crianças.
Dicas podem ser utilizadas quando a criança não atende ao chamado, como tocá-la para chamar sua atenção, levar as mãos da criança próximo ao rosto do educador ou o item de interesse dela, o que fará com que ela olhe na direção da mão/item mas também para o rosto do educador. Para que o aprendiz adquira independência na atividade, é importante que as dicas sejam gradativamente retiradas.
Como funciona o atendimento na MultiGlia.
O primeiro passo para o início do atendimento na MultiGlia é uma consulta de triagem com o paciente e seus responsáveis. “É preciso conhecer as necessidades do paciente e por isso fazemos uma avaliação com uma equipe multidisciplinar e elaboramos um plano de intervenção personalizado para o paciente”, explica a responsável técnica da clínica, Simone Baihense.
RESUMO
O contato visual é uma habilidade importante para aquisição de vários repertórios comportamentais, sendo necessário treino quando há déficit.
Entre com contato e saiba mais. https://beacons.ai/multiglia
Por Maressa Pessanha Salles (Estagiária de Psicologia).
Referência
Gomes, C. G. S., & Silveira, A. D. (2016). Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva. Curitiba: Appris.