Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/multig79/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Entenda um pouco sobre disfunção sensorial no autismo | MultiGlia - Clínica Multidisciplinar
Categories: Sem categoria

Entenda um pouco sobre disfunção sensorial no autismo

Você sabe o que é a disfunção sensorial e como ela se conecta com o autismo?

Conhecida como transtorno do processamento sensorial, são, sobretudo, distúrbios biológicos que mexem na capacidade que o cérebro tem de entender os estímulos sensoriais. 

Esses estímulos podem ser vários, como sensações de cheiros, sabores, texturas, sons, luzes, cores, e tudo mais que o corpo humano é capaz de sentir. 

Essa sensibilidade pode estar ligada à disfunção sensorial. Portanto, é necessário investigar se a pessoa com autismo fica incomodada com algo que não costuma atingir as outras pessoas ao redor.

Como é a sensibilidade do autista?

Para uma pessoa com TEA, com sensibilidade sensorial, ir a lugares com barulhos ou com uma maior iluminação do que o de costume pode ser uma grande dificuldade. Existem também dificuldades quando falamos daqueles que têm reações ruins a alimentos ou a objetos que fazem parte dos nossos hábitos necessários. Dormir, comer, tomar banho, e outras atividades de vida diária acabam se tornando momentos problemáticos desafiadores em casa, causando muitas vezes prejuízos à própria saúde.

Quando a disfunção sensorial na pessoa com TEA começa a afetar elementos importantes do dia a dia, pode haver, também, um sentimento de angústia sobre essas coisas. Além disso, a pessoa com autismo tende a ficar ansiosa e resistente à atividades simples do dia a dia. 

Como as sensibilidades se manifestam no autista?

Existem duas categorias de sensibilidades entre as pessoas com autismo: os que são hipossensíveis e os hipersensíveis. 

A hipossensibilidade é quando a pessoa com TEA não sente os estímulos como pessoas típicas, procurando mais esses estímulos do que os outros, o que faz com que ela tenda a colocar seu corpo exposto a sensação que será causada, para que possa senti-la. Em alguns casos, isso pode estar relacionado a comportamentos perigosos, pois eles podem ser mais desajeitados, por exemplo, batendo nos móveis, colocando a roupa do avesso, andando de forma errada, entre outros desajustes. 

Em contrapartida, os hipersensíveis sentem demais os estímulos, o que faz com que, no geral, fujam das situações que possam incomodá-los. Eles podem ter reações de fuga, agressividade e congelamento quando encontram com algo que abala seu conforto. Os hipersensíveis estão ligados a esses estímulos como sabores, texturas e outras sensações.

Entre com contato e saiba mais clicando em https://beacons.ai/multiglia

 

Por Sara leite Rangel (estagiária de Terapia Ocupacional)

Referência 

Posar, A. Visconti, P. Alterações sensoriais em crianças com transtorno do espectro do autismo.Sociedade Brasileira de Pediatria. Alegre – RS – Brasil, 2018. 

NUNES, D, SOUZA, R. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Revista Educação Especial, vol. 32, 2019, Janeiro-Dezembro, pp. 1-17 Universidade Federal de Santa Maria Brasil. 

Regivan Nunes Silva

Share
Published by
Regivan Nunes Silva

Recent Posts

Meu filho é agressivo porque é autista: Mito ou verdade?

De modo geral, muitos são os estereótipos que circundam o universo do Transtorno doEspectro do…

2 anos ago

A importância dos pais no tratamento do transtorno do espectro do autismo

Na maioria dos casos, os pais são as figuras familiares mais importante na vida da…

2 anos ago

A importância do atendimento em grupo na terapia

Em algumas sessões de terapia na clínica MultiGlia, além do atendimento individual, isto é, o…

3 anos ago

A formação do psicólogo

Todo curso de ensino superior no Brasil tem o seu funcionamento regulamentado por órgãos do…

3 anos ago

Importância dos avós para o desenvolvimento infantil típico e atípico

O dia dos avós é celebrado com muita alegria e por isso vamos trazer um…

3 anos ago

Quais os benefícios da arteterapia para o autismo?

A arte é uma forma de expressão humana que tem a intenção de fazer uma…

3 anos ago