Blog da MultiGlia

Episódio 11 – Fonoaudiologia e Snoezelen (Salas Multissensoriais)

Você conhece o Snoezelen, um “mundo” de estimulação multissensorial criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Neste episódio você vai acompanhar como a fonoaudiologia pode ser trabalhada nos ambientes multissensoriais da MultiGlia, por meio de uma leitura rápida, fácil e atraente.

A fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo o estudo da comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Ao nascer, o bebê terá que enfrentar um mundo novo, com tarefas complexas de grande responsabilidade, que irão assegurara sua vida extrauterina (fora do útero). Todo bebê passará pelo processo adaptativo, porém os que nascem pré-termo ou com baixo peso, com lesão cerebral ou síndromes, irão requerer cuidados especializados por períodos mais longos e incertos. Muitas vezes, ele irá necessitar de vias alternativas de alimentação, que não a via oral, devido à imaturidade do trato intestinal e renal ou imaturidade dos reflexos de procura, sucção e deglutição.

A intervenção fonoaudiológica terá o objetivo de preparar o bebê durante a transição de sonda, não permitindo que se desenvolva uma hipersensibilidade oral e posterior rejeição à alimentação. Adequar a musculatura orofacial, quanto ao tônus e sensibilidade, e as funções neurovegetativas irá proporcionar outros fatores, como o aumento da oxigenação corporal, preparação para a fonação, maturação neuropsicomotora e fortalecimento do vínculo materno-infantil.

Cada pessoa, de acordo com sua historia de vida, terá uma proposta de atuação fonoaudiológica, e é nesse processo que a Salas Multissensoriais, com o Snoezelen, vem trazer diferenciais em relação ao trabalho convencional realizado em salas comuns.

O trabalho realizado com a mãe e o paciente dentro do Snoezelen, com ambientes multissensoriais aconchegantes, com luz suave e música, por exemplo, visa restabelecer e fortalecer o vínculo que por acaso foi rompido em algum momento, e demais fatores como afastamento com a família.

Voltando ao caso de bebês, é importante lembrar que experiências vividas por eles em seus primeiros dias de vida durante, por exemplo, um internamento na UTI neonatal, na maioria das vezes são invasivos, dolorosos, com interrupção de sono, ruídos da própria incubadora ou maquinários necessários, luz forte, e outras interferências que poderão dar ao bebê insegurança, resistência ao toque e dificuldade de vínculo.

Utilizando Salas Multissensoriais para a realização de procedimentos fonoterápicos, como massagens faciais e exercícios orofaciais, a criança estará envolvida, encantada com o espaço, e ao mesmo tempo poderá estar associando o toque como algo prazeroso.

Outros aspectos, como a estimulação auditiva e da linguagem oral, poderão ser trabalhados em uma sala Snoezelen; a utilização de objetos sonoros, texturas diferentes, música, luzes e cores proporcionam experiências prazerosas, estimulam a iniciativa que o faz tocar, perceber e localizar; criar sua linguagem interna para posteriormente discriminar, emitir, estruturar e enriquecer sua linguagem.

Portanto, o trabalho fonoaudiológico pode ser enriquecido, de uma forma geral, quando utilizados os recursos de Salas Multissensoriais e abordagem Snoezelen, todavia é importante que tudo seja bem executado, dentro de planejamentos responsáveis, respeitando a individualidade de cada um, visto que tanto a privação sensorial como a hiperestimulação podem alteara o desenvolvimento cerebral.

A seguir, veremos também as vantagens da utilização da abordagem Snoezelen e Estimulação Sensorial para a Psicologia. Não perca e até lá.
Não perca e até lá.

Por Regivan Silva                                                                                                              Baseado no livro –  Snoezelen /MSE, Em busca da Essência da Vida                          Organizadora – Marisa Amada Pires Sella

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest