Você conhece o Snoezelen, um “mundo” de estimulação multissensorial criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Neste episódio você vai acompanhar como nosso cérebro é capaz de se adaptar em meio aos estímulos que provocamos diariamente, por meio de uma leitura rápida, fácil e atraente.
Está provado pela ciência que o cérebro possui grande capacidade de se regenerar, de se reorganizar; portanto, ele não é estático. O cérebro se desenvolve se for estimulado, atrofia se permanecer inativo e se remodela quando sofre uma lesão, podendo, entretanto, através de estímulos externos, se auto ressignificar, ou seja, dar um novo significado, ou reaprender, mesmo após sofrer uma lesão.
Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, a ação das drogas psicoativas, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidas sem o fascinante processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios) que ocorrem em nosso cérebro, chamados sinapses. A neurociência tem comprovado que logo depois do nascimento cada neurônio já realiza 2.500 sinapses e rapidamente se multiplicam; e os estímulos externos chegam a 700 novas sinapses por segundo e chegam a atingir trilhões.
A falta de estímulos, entretanto, poderá levar o cérebro a ser destruído ou a torná-lo incapacitado para gerar novas sinapses. A partir do momento em que há uma estimulação externa, ela faz gerar novos neurônios. Além disso, células não lesionadas passam a assumir as funções das lesionadas.
No Episódio seguinte, vamos falar sobre outro fundamento importante possível de se desenvolver dentro do ambiente Multissensorial (Snoezelen), a Resiliência. Não perca e até lá.
Por Regivan Silva Baseado no livro – Snoezelen /MSE, Em busca da Essência da Vida Organizadora – Marisa Amada Pires Sella
Entre com contato e saiba mais https://beacons.ai/multiglia