Blog da MultiGlia

Snoezelen aliada à Fisioterapia Especializada no tratamento de Paciente Crítico

Os benefícios da abordagem Snoezelen aliada à fisioterapia especializada no tratamento de paciente crítico.

O Snoezelen é uma abordagem inovadora que aliada à fisioterapia especializada, proporciona significativos resultados para o desenvolvimento do paciente crítico, pois o relaxamento proporcionado mediante tantos impactos na saúde promove efeitos benéficos transversais a todo o tipo de pessoas. Em casos mais acentuados, é mesmo a única intervenção possível e alternativa ou complementar às atividades tradicionais.

Os resultados revelados pelos estudos de investigação são muito positivos e têm potenciado seu reconhecimento, uma vez que o ambiente Snoezelen é repleto de materiais e equipamentos multissensoriais, permitindo a estimulação sensorial e/ou a promoção do relaxamento,a estimulação/desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas, sociais, motoras e educacionais,a promoção de atividades lúdicas e de lazer tão rara nessas crianças que vivem em meio a diversas terapias.

A variedade de atividades permite que as terapias sejam únicas e adaptadas a cada pessoa, explorando, ao mesmo tempo, as necessidades e preferências do paciente, aumentando a sua autoestima, emoções positivas, capacidade de iniciativa, aprendizagem e autoexpressão, tirando o peso de mais terapêutica cansativa e chata, como por vezes relatada pelas crianças. Tem, por isso, um grande impacto na qualidade de vida de quem a vivencia.

Foto 1 – Paciente em ambiente Snoezelen

 

COMO TRABALHA O FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA EM CUIDADOS COM PACIENTE CRITICO

Qualquer criança com doença ou lesão grave, pode ser entendida como critica.
Neste sentido, são exemplos:

  • Asma grave.
  • Comprometimento cardíaco.
  • Comprometimento renal.
  • Algumas doenças do sistema nervoso e metabólicas.
  • Oncológicas.

Crianças criticamente doentes necessitam de uma monitorização cuidadosa (acompanhamento de: pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e respiratória, etc.) durante as realizações de suas terapias. Para tanto, os profissionais que atuaram com essas crianças precisam ser treinados para além da técnica terapêutica a ser realizada. Eles precisam ter sutileza no olhar e raciocínio rápido para reconhecer os sinais de alerta desde o nascimento até a adolescência.

O melhor cuidado para crianças críticas a nível ambulatorial deve lembrar:

  • As crianças não são apenas pequenos adultos.
  • Elas precisam do apoio dos pais.
  • Os pacientes, muitas vezes, não podem sempre dizer o que os incomodam.
  • Às vezes, eles não podem responder e nem sempre são capazes de cooperarem.
  • Entre com contato e venha conhecer mais sobre esse assunto.

Como funciona o atendimento na MultiGlia

O primeiro passo para o início do atendimento na MultiGlia é uma entrevista inicial com o paciente e seus responsáveis. “É preciso conhecer as necessidades do paciente e por isso fazemos uma avaliação com uma equipe multiprofissional e elaboramos um plano de intervenção personalizado. Estamos preparados para atender pacientes com autismo, TDAH, dislexia, dificuldade de aprendizagem, síndromes, dentre outros”, complementa a diretora da clínica, Simone Baihense.

Por Andrea Kerckhoff dos Santos- Equipe Multiglia

Fisioterapeuta com formação na UCV- Petrópolis, Pós-graduada em Cárdio Vascular Respiratório (Estácio de Sá) e Mestre em Ciência da Motricidade Humana, professora do Centro Universitário Católico e capacitada em RTA, MAAF, PNF, Snoezellen/MSE,BAYLE , ALBERTA.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest