Blog da MultiGlia

Interdisciplinaridade: Um diferencial na terapia infantil

Hoje em dia é comum as pessoas se encontrarem em condições onde precisam recorrer a mais de um médico ou médica para atender a sua necessidade, certo? Isso é extremamente importante, pois busca-se encontrar o princípio de uma enfermidade e trata-la em seus mais diversos âmbitos.

Um exemplo são problemas cardiovasculares que, quando identificados nas pessoas, passam a ser acompanhados por profissionais como cardiologistas (obviamente), nutricionistas, educadores físicos, entre outros.

Mas, tão comum quanto a necessidade de várias áreas é a falta de diálogo entre esses campos que proporciona tratamentos que podem até ser prejudiciais ao paciente. Isso se torna ainda mais grave quando estamos lidando com crianças e suas peculiaridades de desenvolvimento.

Lidar com os cuidados na saúde mental, cognitiva, social, linguística e motora de crianças é algo ainda mais desafiador para diversos profissionais que acabam encontrando um caminho mais árduo quando não são capazes e dialogar com as outras disciplinas que atuam com essas determinadas crianças.

Em casos de transtorno do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista, isso se torna ainda mais complicado visto a possibilidade do(a) pequeno(a) possuir várias limitações para lidar com suas dificuldades. Esse conjunto de fatores, se não levados em consideração, podem causar ainda mais limitações e dificuldades no desenvolvimento dessa criança, que acaba perdida em métodos distintos que não dialogam entre si.

Musicoterapia na Multiglia

 

A interação da nossa equipe é o fundamento de nosso trabalho

Por esse motivo a MultiGlia está sempre impulsionando a relação entre os profissionais dos mais variados campos na busca de propor pacotes terapêuticos que realmente sejam eficazes no desenvolvimento infantil e isso se torna um fator significativo nos acompanhamentos que os profissionais fazem, juntos, ao(à) pequeno(a). Quando psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, nutricionista, fisioterapeutas e diversos outros profissionais trabalham juntos, eles conseguem auxiliar uns aos outros e cada sessão torna-se uma extensão das demais especialidades.

Com todos ou, pelo menos, algumas dessas profissões mantendo um vínculo que compõe o paciente, o progresso na escola, na vida social, na comunicação, na saúde mental, física e em diversas outras áreas é fortalecido, o que se torna ainda mais importante para adquirir habilidades para lidar com os encontros e desencontros da vida independente de transtornos, síndromes ou qualquer necessidade adquirida antes, durante ou após o nascimento.

Quando a medicina como um todo passou a se especializar em diversas áreas, permitiu que cada uma delas estudasse a fundo e por completo para propor mais soluções para a saúde como um todo, ampliando a bem-estar de cada paciente. Levando em consideração a interdisciplinaridade na terapia infantil, o conceito é o mesmo, visto que cada profissional passa por um período de estudo aprofundado em sua disciplina e inicia uma atuação conjunta com as demais, oferecendo saúde física, psicológica e social nos diversos níveis de necessidade de cada criança.

A interdisciplinaridade amplia as possibilidades de tratamento

Trazendo para termos práticos, é comum encontrar crianças com Síndrome de Down (T21) com dificuldades de se expor socialmente. Olhando à primeira vista, este seria um caso de acompanhamento psicológico, mas é preciso muito mais cuidado para analisar não só as causas, mas as formas adequadas de tratamento.

A partir de uma análise feita por uma profissional capacitada e levando esse caso para discussão entre as variadas disciplinas, são apresentadas condições fonéticas, psicológicas e motoras que dificultam a sociabilidade. Nesse caso, utilizado como exemplo, levaria uma infinidade de consultas psicológicas para um tratamento adequado que pode ser muito bem estabelecido com o auxílio da fonoaudiologia para lidar com as questões fonéticas e um(a) terapeuta ocupacional para lidar com as questões motoras, diminuindo assim o número de sessões terapêuticas para o tratamento dessa questão em específico e alcançando objetivos comuns às três áreas citadas.

É nesse contexto que a interdisciplinaridade para atendimento multidisciplinar se torna um fator indispensável no ao desenvolvimento infantil como um todo, sendo recomendada para todo tipo de criança. Das que se encaixam no perfil padronizado às com necessidades específicas, a combinação desses elementos traz não só inúmeras possibilidades de autonomia e bem-estar nos seus mais diversos significados, mas também o desenvolvimento de uma criança ao interagir consigo e com o mundo a sua volta. E, no que se refere a interdisciplinaridade, a MultiGlia é referência nisso.

Tenham em mente a importância de cada criança e conte conosco para que, juntos, encontrarmos um tratamento individual e personalizado para seu filho ou filha!

 


Por Pedro Nunes

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